Búfalos no Brasil

Sempre falamos de búfalos asselvajados no Brasil, mas pouca gente tem informações sobre eles. Como chegaram aqui ? De onde vieram? Quais são as raças existentes? Onde estão?  Incentivado por essa lacuna de conhecimento  eu resolvi fazer uso do que aprendi em alguns anos de estudo, extensa pesquisa e varias experiências reais de caça a esses magníficos e perigosos animais e escrever sobre o assunto. Não se trata de um trabalho científico e a intenção é agregar conhecimento e ajudar os nossos caçadores legalizados na identificação correta dessa promissora espécie que pode, em um futuro bem próximo, vir a ser liberada para caça e controle populacional, devido à destruição e aos prejuízos ecológicos que causam ao meio ambiente quando se reproduzem sem controle em reservas nacionais ou em fazendas particulares espalhadas pelo Brasil.

A principio não temos no Brasil búfalos selvagens. Tecnicamente falando, todos os búfalos que aqui estão, são descendentes de animais domesticados trazidos ao Brasil como opção de trabalho pesado e fornecimento de proteína (carne e leite) para as populações humanas do norte do país no final do século 19. Sendo assim, o certo é chamá-los de búfalos asselvajados.

Os primeiros 48 búfalos que pisaram no Brasil eram da raça Mediterrâneo e foram comprados do conde italiano Rospigliosi Camilo, em Roma, pelo fazendeiro paraense Vicente Chermont.  Esses animais foram embarcados no Porto de Nantes na França e transportados em um navio denominado “Brasileiro”, desembarcando na ilha de Marajó em fevereiro de 1895. A adaptação dos animais foi um sucesso e a notícia da nova criação correu como a solução definitiva para substituir o então frágil rebanho de bovinos que não se adaptava bem as difíceis condições pantanosas da enorme ilha. Nos anos seguintes muitas outras importações foram realizadas pelo mesmo criador e por outros da Ilha de Marajó e da Região do Baixo Amazonas e  nordeste e do Sul e de Minas Gerais.

Os anos se passaram e os búfalos foram se espalhando pelo norte do Brasil. No início, várias espécies foram importadas, mas depois de mais de 100 anos de criação, apenas quatro espécies foram selecionadas como mais aptas e lucrativas. São hoje as raças reconhecidas pela ABCB (associação brasileira dos criadores de búfalos). Nos dias atuais, em termos de população asselvajada, todas as quatro espécies possuem animais vivendo livremente no território brasileiro. Algumas raças em maior número, outras menos presentes ou com populações mais espalhadas.

Das quatro espécies que temos reconhecidas hoje no Brasil, três (Murrah, jafarabadi, e mediterrâneo) são animais de origem indiana da espécie Bubalus bubalis. São os chamados “búfalos de rio” e possuem cariótipos N2=50. A quarta espécie se chama Carabao, (Bubalis kerebau). também é um animal de origem asiática mas, a sua classificação genética o difere dos búfalos indianos, pois se trata de um animal com cariótipo N2=48 classificado como búfalo do pântano.

Para Esclarecimento:

Cariótipo é o conjunto de cromossomos dentro do núcleo de uma célula. Na espécie humana, por exemplo, tempos um cariótipo 2n = 46, ou seja: Cada ser humano possui 23 pares de cromossomos ordenados de forma homóloga (semelhante) que armazenam todas as informações genéticas da nossa espécie. Esse é o manual de construção e montagem do nosso corpo com todas as nossas características físicas. Também vale a pena lembrar que a definição biológica de espécie é: Grupo de seres semelhantes que convivem juntos e tem a capacidade de cruzar entre si e gerar um descendente também fértil. Antigamente imaginávamos que dois animais de espécies (ou subespécies) diferentes só poderiam ter filhos férteis se compartilhassem o mesmo numero de pares de cromossomos. Pois cada cromossomo que veio do macho precisa se alinhar com o que veio da fêmea no momento da divisão da célula fertilizada. Mas estudos recentes revelaram que o mecanismo de junção do DNA é bem mais complexo do que se imaginava.  Hoje descobriu-se que a mãe natureza possui outras formas de criar novas espécies, cruzado animais semelhantes com numero de cromossomos diferentes que produzem filhos férteis. Isso foi documentado no mundo inteiro, com orquídeas, rãs, alguns pássaros e também com búfalos.

Sobre as Espécies que Vivem no Brasil:

Deixando de lado a genética, vamos falar separadamente de cada uma das espécies que temos. Primeiro abordarei os búfalos indianos, os famosos búfalos de rio, que são chamados assim por causa do seu hábito de se proteger do sol dentro de rios e lagos nos períodos mais quentes do dia. Isso ocorre porque os búfalos asiáticos tem cinco vezes menos glândulas sudoríparas do que os bovinos, por isso eles sofrem tanto com o calor tropical e precisam tanto da água para se refrigerar.

Murrah: Originário do sul do Punjab, Índia. A sua principal característica diferenciadora em relação às demais raças é a forma da cabeça, que é mais comprida, e também dos chifres, que normalmente são pequenos e crescem par atrás e para cima em forma de caracol. Aliás, o nome Murrah, significa “caracol” na língua hindu. As fêmeas chegam a 500 quilos e os machos podem ultrapassar os 700 quilos. É um animal muito comum nas fazendas do norte do Brasil devido a sua dupla aptidão (carne e leite) e existe uma grande população asselvajada dessa espécie no estado do Amapá. Por possuírem números de cromossomos idênticos aos outros dois representantes da família dos búfalos indianos (jafarabadi e mediterrâneo), podem cruzar entre si e produzir híbridos férteis com características físicas das duas raças.

Jafarabadi:

Originária da Floresta do Gir, península Kathiavar, oeste da Índia. Caracteriza-se pela forma peculiar da cabeça com chifres longos e caídos lateralmente. É o maior e mais pesado dos bubalinos presentes no Brasil, a pelagem é preta e bem definida. Os machos mais velhos passam facilmente dos 1000 quilos. É a raça mais presente no centro e no sudeste do Brasil. É também a de menor população asselvajada, tendo pequenos rebanhos alongados em Goiás, Mato Grosso e Tocantins (ilha do bananal). Como também é um N2=50, pode cruzar com os outros dois representantes indianos (Mediterrâneo e Murrah) e gerar descendentes férteis. É um animal que não tem tanta beleza nos chifres caídos, que são também um tanto irregulares, mas que impressionam pelo porte, o que pode ser muito interessante em um cruzamento com um mediterrâneo de belos chifres, visando quem sabe à melhoria de um rebanho para fins cinegéticos.

Mediterrâneo:

É um animal de raízes indianas que foi melhorado e adaptado para a criação européia há quase dois séculos, sendo o seu primeiro país de origem e maior concentração a Itália. Por isso também é conhecido como búfalo italiano. Mas o seu DNA não mente e revela as antigas raízes indianas representadas pelo cariótipos N2=50. Foi o primeiro a ser importado para o Brasil e é o bubalino mais difundido no nosso país. Conheço rebanhos selvagens em Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Fisicamente ele é maior que o murrah e menor que o jafarabadi. Possui chifres grossos e fortes, um pouco voltados para trás e com pontas recurvadas para cima. São muito agressivos quando em estado selvagem e possuem belíssimos troféus no topo da cabeça. As fêmeas adultas chegam a 800 quilos e os machos apurados podem chegar aos 900 quilos. Ele também é atraído pelo feromônio de fêmeas da espécie murrah e jafarabadi, e como também é um N2=50, se houver cópula, dará origem a híbridos férteis com duplas características.

Carabao:

Essa raça tem sua origem no continente asiático, mais precisamente na Indonésia, Filipinas e Srilanka. A pelagem é rosilha ou negra com pêlos mais claros nas patas e uma “coleira” no peito. São animais de porte menor, mas possuem longos e chifres retos com afiadas pontas voltadas para trás. É um animal de grande rusticidade e extremamente adaptados a regiões alagadas. Possui fibras musculares mais poderosas e adaptadas para as regiões pantanosas. Fora do Brasil são conhecidos como “swamp buffalo” búfalo do pântano. Apesar de ser um animal N2=48, estudos mostraram que seu cruzamento com búfalos indianos (principalmente o mediterrâneo) tem resultados em híbridos férteis que nascem com cariótipo N2=49 (nova espécie!!). Esses híbridos maiores e de chifres espetaculares são chamados de Marajoara e habitam toda a ilha do Marajó.

O cruzamento ocorre há mais de 100 anos e os carabaos puros são raríssimos hoje no Brasil. Eles estão presentes em toda a região norte, bem como em outras regiões de Rondonia, Roraima e do baixo Amazonas. São dóceis quando domesticados, servem de montaria para a polícia e cargueiros para unidades do exército. Porem, eles se tornam extremamente agressivos e mal humorados quando criados livres na natureza. Um aprova de sua agressividade e da sua capacidade de prosperar é a população de mais de dez mil indivíduos selvagens que se reproduz livremente, há mais de 50 anos, e esta destruindo os ecossistemas da reserva biológica do Guaporé em Rondônia.

Informações Adicionais:

Os nossos búfalos (indianos e asiáticos) são descendentes de animais selvagens domesticados na região da mesopotâmia a milhares de anos. Esses animais posteriormente foram levados para a índia e Ásia onde se adaptaram completamente ao clima tropical e foram trazidos para o Brasil no final do século 19. Por isso eles geneticamente nada tem a ver com os nossos bovinos domésticos nem com o bisão americano ou canadense (Bison bison) que é um animal selvagem e possui cariótipo N2=60 (igual aos dos nossos bovinos).

Também não existe parentesco algum com os búfalos africanos (Syncerus cafer) que subdivide-se em duas subespécies: Syncerus cafer cafer com 2n=56 cromossomos, que habita os campos ou savanas, também denominado “búfalo do cabo” em uma alusão ao extremo sul da África (Cabo da Boa Esperança).

 

 

  E Syncerus cafer nanus, com 2n=54 cromossomos que é menor tem coloração avermelhada e habita as florestas equatoriais do Congo, Republica Centro Africana e norte de Angola.

Abordaremos sobre a sua caça, armas, calibres, munições e equipamentos apropriados, em outro artigo…

1.902 comentários em “Búfalos no Brasil”

  1. Antônio Vera Júnior

    Parabéns pela publicação Cris, muito bem explicado. No Brasil, depois do javaporco, com certeza, será o próximo animal a ser liberado para a caça devido aos grandes estragos que provoca no ecossistema.

  2. Muito boa matéria , 👍👍👍
    eu sei bem o transtorno que esses animais causam ,temos problemas com eles a mais de 40 anos no pantanal , acabam com nossas cercas , vamos nos unir para conseguirmos autorização de caça !!!! Estou a disposição

  3. No Amapá existem Carabaos asselvajados de assustar ! Eu estava caçando uns patões e dois machos enormes vieram na nossa direção , eu joguei os patos no chão e trepei numa árvore ! Por sorte minha o amigo que estava comigo ,que é um companheiro da África ,levava seu rifle 375 H&H Magnum e há uns 90 metros deu um tiro no coração do macho maior . Ele caiu mas se levantou e aí veio com raiva e bufando ! O Paulo que estava no chão ,ao lado da árvore ,deu o segundo ! Aí ele caiu e ficou estrebuchando ! Os dois tiros pegaram no coração espaçados de 3 dedos ! Quero frisar que o Paulo de Salvo é um dos melhores atiradores com quem eu cacei na minha longa vida ,além de ter experiência internacional ! O menor ,que também não era pequeno ,com o ronco dos tiros correu e sumiu ! Não dá para encarar um bichão desses com uma Beretta 12 Semi-Auto e eu estava sem balotes Brenneke ,só com cartuchos com chumbo T !

  4. Aqui no sul do Pará, cidade de Conceição do Araguaia, temos alguns exemplares de asselvajados dentro da reserva do maior assentamento do país, PA Padre Josino Tavares (Antiga Fazenda Bradesco). Creio que sejam os carabaos (pelo tamanho dos chifres). Vez ou outra os amigos dão sorte.

  5. I’m impressed, I have to admit. Seldom do I encounter a blog that’s both equally educative and entertaining,
    and let me tell you, you’ve hit the nail on the
    head. The issue is something that not enough people are speaking intelligently about.
    I am very happy I found this during my search for something concerning this.

  6. Hi, i think that i saw you visited my web site thus i came to “return the favor”.I am trying to find
    things to improve my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  7. Greetings, I think your blog could possibly be having web browser compatibility problems.
    Whenever I look at your blog in Safari, it looks fine however when opening in I.E., it’s got some overlapping issues.
    I simply wanted to give you a quick heads up! Other than that, great blog!

  8. Hey! I know this is kind of off-topic however I had to ask.
    Does operating a well-established blog like yours
    require a lot of work? I am completely new to
    running a blog however I do write in my journal everyday.
    I’d like to start a blog so I can share my personal
    experience and thoughts online. Please let me know if you have any ideas
    or tips for new aspiring bloggers. Thankyou!

    Also visit my web site Tankless Water Heater Repair in rantoul

  9. I was very happy to discover this web site. I wanted to thank you for ones time due to this fantastic read!!
    I definitely appreciated every little bit of it and I have you book-marked to check out new stuff in your blog.

  10. Philippians 2:12-13- Therefore, my beloved, as you have always obeyed, not as in my presence only, but now much more in my absence, work out your own salvation with fear and trembling; for it is God who works in you both to will and to do for His good pleasure. Livvy Ferdinand Walburga

  11. Heya are using WordPress for your site platform?
    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you require any coding knowledge to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  12. This design is wicked! You certainly know how to keep a reader entertained.

    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well,
    almost…HaHa!) Excellent job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  13. Hi would you mind letting me know which web host you’re utilizing?
    I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must say this blog loads a lot faster
    then most. Can you recommend a good internet hosting provider at a reasonable price?

    Cheers, I appreciate it!

  14. Seu Edvaldo, para melhor esclarecimento, peco que entre em contato com nossa central de atendimento ao cliente que vamos poder conversar melhor com o senhor sobre seu processo. O WhatsApp esta localizado aqui em nosso site. Aguardamos o senhor. Betteanne Peterus Corby

  15. Wow! This could be one particular of the most useful blogs We have ever arrive across on this subject. Actually Great. I am also a specialist in this topic therefore I can understand your hard work. Charlena Alejoa Gerard

  16. Excellent blog here! Also your web site a lot up very fast! What host are you the use of? Can I get your affiliate link on your host? I desire my website loaded up as quickly as yours lol Junie Durant Tandi

  17. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog website? The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept Brenda Kenny Taber

  18. This is such an informative article. I have been searching for out more concerning this subject and also stopping working. Thank benefits I determined to browse once again and discovered you. Congratulations on a superb message as well as I will certainly be reading a lot more. Ambur Courtney Scibert

  19. Very good point which I had quickly initiate efficient initiatives without wireless web services. Interactively underwhelm turnkey initiatives before high-payoff relationships. Holisticly restore superior interfaces before flexible technology. Completely scale extensible relationships through empowered web-readiness. Robyn Boy Barcellona

  20. Excellent beat ! I would like to apprentice whilst
    you amend your website, how can i subscribe for a blog
    site? The account aided me a applicable deal.
    I were a little bit acquainted of this your broadcast offered shiny transparent concept

  21. You’re so cool! I actually do not believe I have got read something that way
    before. So great to find somebody with unique ideas on this subject material.

    Really.. thanks a lot for starting this up. This
    site is one thing that’s needed on the web, someone with
    a bit of originality!

    my site :: reminder stickers

  22. I blog frequently and I really thank you for your information. This article has truly peaked
    my interest. I will take a note of your site and keep checking for new
    information about once per week. I subscribed to your
    RSS feed as well.

  23. “The very next time I read a blog, Hopefully it won’t disappoint me as much as this particular one. After all, I know it was my choice to read through, nonetheless I actually thought you would have something useful to say. All I hear is a bunch of crying about something that you could possibly fix if you weren’t too busy looking for attention.”
    נערות ליווי בהרצליה

  24. I’d like to thank you for the efforts you’ve put in penning this site.
    I am hoping to check out the same high-grade blog posts by you in the future as well.
    In truth, your creative writing abilities has inspired me to get
    my own, personal site now 😉 games ps4 185413490784 games ps4

  25. Takipçi satın almak sadece gelir elde etmek isteyen kişilerin değil hesaplarındaki
    takipçi sayısını
    yükselterek popüler bir profil oluşturmak isteyen kullanıcılarında
    tercih ettikleri bir yöntemdir
    . Instagram fenomeni olmak için İnstagram takipçi sayınızı
    megatakip adresi ile güvenilir sekilde takipci alabilirsiniz

  26. Good day! This post could not be written any better!
    Reading this post reminds me of my old room mate! He always
    kept talking about this. I will forward this article to him.
    Fairly certain he will have a good read. Many thanks
    for sharing!

  27. Türkiyenin en iyi markası olan şampuanlar ile bir adım önde giden hc careye bir de a href=”https://www.lekekremim.com/”>leke kremi satışı eklenmiştir.

    Cilt lekeleri doğum lekeleri gibi
    bir çok lekelere karşı kesin çözüm sunmaktadır en iyi
    leke kremi sitesi lekekremim.com dan leke kremi satın alabilirsiniz

  28. Türkiye’nin önde giden web sitelerinden olan Hc care ile
    lekelere cilt lekelerinize karşı önlemler alabilir ve cilt lekelerinize son verebilirsiniz Leke Kremi satışı eklenmiştir.

    Cilt lekeleri doğum lekeleri gibi
    bir çok lekelere karşı kesin çözüm sunmaktadır en iyi leke kremi sitesi Hc care dan leke kremi satın alabilirsiniz

  29. Simply want to say your article is as astounding. The clearness in your
    post is just great and i can assume you are an expert on this subject.
    Well with your permission let me to grab your feed to keep updated with forthcoming
    post. Thanks a million and please carry on the gratifying work.

  30. Pretty component to content. I simply stumbled upon your site and in accession capital to claim that I get actually loved account your blog posts.
    Any way I’ll be subscribing on your augment and
    even I achievement you get right of entry to constantly quickly.

  31. Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog web site?
    The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this
    your broadcast offered bright clear concept

  32. The road seemed to stretch on endlessly before us, but Alexis assured me that our journey was near an end. We’d turn before long into thick woods and travel through narrow, winding roads until we reached her family’s cabin. I had no choice but to trust her as GPS had given out nearly 20 minutes ago.

    “There’s good wifi and okay reception at the cabin,” she’d told me, “but you can’t get there unless you know the way.”

    So here I was, driving alone in the middle of god knows where with a girl who was my student just a couple of weeks ago. Her and her four best friends had been together from first grade all the way through high school and now they had graduated with very different futures ahead of them. They had decided to kick off “the best summer ever” with a week long stay at Alexis’s family cabin. Alexis and I were heading up before everyone else, the four other girls and four guys.

  33. Pingback: best cialis substitute

  34. Pingback: buying sildenafil 100mg

  35. Pingback: canada cialis otc

  36. Pingback: cialis coupon 20mg

  37. Pingback: buy sildenafil us

  38. The road seemed to stretch on endlessly before us, but Alexis assured me that our journey was near an end. We’d turn before long into thick woods and travel through narrow, winding roads until we reached her family’s cabin. I had no choice but to trust her as GPS had given out nearly 20 minutes ago.

    “There’s good wifi and okay reception at the cabin,” she’d told me, “but you can’t get there unless you know the way.”
    https://medium.com/@ka627358/soldiers-humiliation-cfcc2a550fe5
    So here I was, driving alone in the middle of god knows where with a girl who was my student just a couple of weeks ago. Her and her four best friends had been together from first grade all the way through high school and now they had graduated with very different futures ahead of them. They had decided to kick off “the best summer ever” with a week long stay at Alexis’s family cabin. Alexis and I were heading up before everyone else, the four other girls and four guys.

  39. I don’t know whether it’s just me or if everybody else encountering issues
    with your site. It appears as though some of the text in your posts are running off
    the screen. Can somebody else please provide feedback and
    let me know if this is happening to them as well?
    This could be a issue with my browser because I’ve had this happen before.
    Kudos

  40. Pingback: viagra commercial australia

  41. Pingback: amoxicillin missed dose

  42. Pingback: side effects of amoxicillin in dogs

  43. Pingback: azithromycin heart

  44. Pingback: celebrex 24 hour

  45. Pingback: celebrex and azithromycin

  46. Pingback: keflex for bronchitis

  47. Pingback: keflex side effects in the sun

  48. Pingback: duloxetine 75 mg

  49. Pingback: cymbalta hair loss

  50. Pingback: real cialis for sale online

  51. Heya superb blog! Does running a blog like this take a large amount of work?
    I’ve absolutely no expertise in programming but
    I was hoping to start my own blog soon. Anyway, should you have any ideas or tips for new blog owners please share.
    I know this is off topic but I simply needed to ask.
    Many thanks!

  52. Pingback: cheap viagra 100mg uk

  53. Instagram hesabınızı büyütmek ve yeni müşteriler yada arkadaşlara
    sahip olmak için çok fazla düşünmenize kesinlikle
    gerek yoktur.

    Geri takipler ile uğraşmak yerine hemen takip2018.com a giderek
    Takipci Satin Al

    işleminizi kolayca halledebilirsiniz
    Fenomen ve populer bir kişi olmak için hemen siteyi ziyaret
    et

  54. Pingback: otc cialis reddit

  55. Pingback: cialis for sale online australia

  56. Pingback: generic cialis cheapest price

  57. Hc care leke kremi

    HC Pigment-Control’ün cilt lekelerine karşı hızlı ve güçlü etkisi, Kuzey Kanada
    Bozkırları’na özgü bir tarla bitkisi olan Rumeks’ten (Tyrostat™), tabiatın yeniden canlandırma mucizesi olan Yeniden Diriliş Bitkisi’ne kadar birçok doğal ve saf aktif bileşene dayalıdır.
    Tüm bu aktif bileşenlerin, lekeler ve cilt yaşlanması üzerindeki etkileri in-vivo testler ve klinik laboratuvar
    çalışmalarıyla kanıtlanmıştır. Tüm cilt tiplerinde, leke problemlerini giderme ve önlemede, cilt tonu eşitsizliğinde, cilt aydınlatmasında, nem ihtiyacı olan ciltlerde
    güvenle kullanılabilir.
    En iyi leke kremi

  58. Instagram’da bir hesabın takipçi sayısı, o hesabın prestiji açısından çok önemlidir.
    Bundan dolayı, hesabını büyütmek isteyenler,
    öncelikle takipçi satın almaktadır. Fazla takipçi sayısı olan hesaplar, daha fazla
    dikkat çeker ve daha fazla kişiye ulaşırlar. Firma, müşterilerin farklı taleplerine
    cevap verebilmek adına farklı takipçi paketleriyle hizmet
    vermektedir. kaliteli takipçi satın al kelimesinde en iyi web sitesi!

    .

  59. Pingback: cialis generic online uk

  60. Pingback: